domingo, 16 de maio de 2010

Primeira Infância e seu universo surreal

A criança é feita de cem. A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar de jogar e de falar. Tem cem modos de escutar as maravilhas de amar.

A criança tem cem alegrias de compreender, cem mundos para descobrir, cem mundos para inventar e cem mundos para sonhar, mas roubaram-lhe noventa e nove. A escola e a cultura, separando a cabeça do corpo.
Dizem-lhe que o jogo e o trabalho, a realidade e a fantasia, a ciência e a imaginação, o céu e a terra, a razão e o sonho, são coisas que estão juntas.
Dizem-lhe que as cem não existem, e a criança diz:
- Ao contrario, as cem existem. (Loris Malaguzzi).

É nesse mundo de fantasias e, que toda criança vive que iremos vivenciar experiências na primeira infância tanto culturalmente como biologicamente. E para entendermos melhor esse mundo de fantasias das crianças, nada melhor que o surrealismo para tentar nos mostrar esse mundo irreal.
O período da primeira infância é de 2 a 6 anos, embora alguns pesquisadores considere o inicio da primeira infância com 18 meses por ser essa a idade média em que as crianças começam a andar independentemente, e as variações entre as crianças são grandes e em nenhum momento há uma interrupção sensível nas características do crescimento humano (Helen Eckert, 1993).
A idade de 2 anos como inicio, é considerado a divisão aceitável entre lactância e o período inicial da infância que é a mais freqüente usada por se prestar a comparações de idade em forma mais rápida de entendimento. (Helen Eckert, 1993) ainda afirma que embora os ganhos em altura e peso continuem em taxas ligeiramente uniformes durante o período da primeira infância, a taxa de ganho em altura é quase o dobro do que em peso. Os membros inferiores crescem rapidamente em proporção ao comprimento do tronco, mas nem os ombros nem a cintura pélvica aumentam rapidamente.
Durante esse período também não há diferença entre sexo com respeito à relação da largura da região pélvica. Com o inicio da condição de andar, o mundo de criança rapidamente aumenta, de forma literal, podendo ir a qualquer lugar. Uma vez que ela possui um cresente aumento em idade, e muito dessa energia é centrada em atividades motoras grossas.
A professora  Carla Soleto fez um estudo coletivo de autores como Piaget, Vygotsky, Wallon, Miguel Zabalza, Paulo Freire, Edgar Morin e Maturana e chegou a algumas caracterizações sobre a primeira infância. Elas tem como características:

- Melhor coordenação dos músculos menores (coordenação motora fina);

- Mostra uma grande habilidade para pintar, desenhar, e modelar;

- Está sempre pronta a adquirir novas experiências, tem muita criatividade: cava, sobe, desce, luta e constrói constantemente;

- Apresenta grande energia, quase não sente cansaço;

- Apresenta bom relatos de experiências e gosta de contar histórias;

- Tem concentração mais longa em atividades livres;

- Pode desenhar relacionando diversos objetos em cena única.

Maturação e Aprendizagem

Durante toda a sua vida, o ser humano tem que ajudar-se as mudanças causadas pelas transformações do seu próprio corpo e pelos fatores do meio em que vive. Em um certo estágio do desenvolvimento se torna possível para as crianças tentar andar. Nossa expressão comum “tentar andar”, reconhece a necessidade de pratica para aperfeiçoar esta função (Helen Eckert, 1993).
Pesquisadores no campo do desenvolvimento humano são freqüentemente confrontados com o problema de distinguir entre mudanças e comportamentos resultantes dos processos de maturação e aprendizagem da parte da criança.

Segundo Helen, características essenciais da maturação são comumentes registradas como:

- O aparecimento súbto de novos padrões de crescimento ou comportamento;

- O aparecimento de habilidades especiais sem o beneficio de praticas anteriores;

- A consistência destes padrões em diferentes sujeitos da mesma espécie;

- A seqüência ordenada das manifestações das diferenças padrões;

- O curso gradual de crescimento físico e biológico em direção a obtenção de status de completamente desenvolvido.

O desenvolvimento abrange processos fisiológicos, psicológicos e ambientais. Tanto o crescimento como o desenvolvimento produzem mudanças nos componentes fisicos, mental, emocional e social da criança, independentemente de sua vontade.
É oportuno lembrar que se a criança não está apta a executar uma determinada atividade, não poderá aprende-la, pois disporá de condições para a sua realização. Toda aprendizagem depende da maturação (condições orgânicas e psicológicas) e das condições ambientais (cultura, classe social, etc) (Vygotsky).
Com essa mesma linha de raciocínio, Vygotsky afirma que é através da aprendizagem que a criança desenvolve os comportamentos que possibilita viver melhor. E atualmente outros estudiosos afirmam que esse processo se inicia antes do nascimento.

“O desenvolvimento de conceito de tempo pode ser estudado significamente somente em contextos que envolvam movimento físico no espaço por que uma criança jovem compreende um intervalo de tempos em termos da velocidade de movimento ou a quantidade de rendimento, tal como o espaço (ou distância) atravessado ou de material movido” ( Piaget, 1969).

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